segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Pastelaria Portuguesa

   
Pastelaria Penta de Coimbra. Leia a reportagem aqui.

    Saindo um pouco do universo de animes e Japão, agora entro num assunto onde posso falar com um pouco mais de conteúdo - a pastelaria portuguesa. Sim, pastelaria, e não estou falando de pastel no sentido do salgado chinês, mas sim de doces, bolos, pães, tortas (ou como se diz lá tartes), etc. Aqui no Brasil é mais comum chamarmos isso de confeitaria ou padaria.

    Sim, as velhas piadinhas devem vir a mente, mas o fato é que se existe algo em que nós somos peritos é na arte da pastelaria (e no resto da culinária em geral rsrs ).

    Os doces cheios de natas, ovos, manteiga, açúcar e canela dão vida aos sabores e evocam lembranças que nos transportam a um mundo onde tudo é confortável e simples.


Continue lendo:


 Quando falamos de doçaria portuguesa, devemos nos lembrar de onde veio suas bases gastronômicas. A origem de boa parte das sobremesas lusitanas tem sua origem nos conventos. 

    Portugal já foi durante muitos séculos o maior produtor de ovos da Europa, e o ovo se tornou amplamente usado.

    É estranho pensar, mas muito antigamente as claras dos ovos eram importantes para engomar roupas, o que obviamente fazia das gemas que sobravam um problema. Foi então que as freiras portuguesas começaram a testar novas receitas para não desperdiçar comida.


    Então as gemas se misturaram ao açúcar vindo das colônias (principalmente do Brasil), as amêndoas, aos frutos secos e frutas, as especiarias como canela, cravo e anis, a manteiga, as natas e assim surgiram todas essas delícias.


Muitos não sabem, mas o pudim foi inventado por um abade português.

    Algumas receitas cruzaram os mares e foram parar no Brasil e outras ex-colônias e ganharam o toque local. Outras, permaneceram na terrinha e podem ser melhor apreciadas lá.

    A intenção dessa postagem inicial sobre o assunto é ir aos poucos mostrando receitas e curiosidades da pastelaria Portuguesa, que vai além das queijadinhas, pães-de-ló e pastéis de nata.


Até mais!






Fontes: 
1 - http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-gastronomia-pelo-mundo/culinaria-lusitana
2- http://alimentereceitas.blogspot.com.br/2012/01/historia-do-pudim.html
3- https://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia_de_Portugal#Do.C3.A7aria
4- http://lifestyle.sapo.pt/sabores

Nenhum comentário:

Postar um comentário