sábado, 27 de agosto de 2016

Os mais belos jardins do mundo - Palácio de Versalhes

    Olá a todos! Este é o primeiro artigo de uma série que estou preparando, onde vou levar vocês a lugares mágicos, dignos de contos de fadas.

    E o primeiro lugar da nossa volta ao mundo é na França, onde fica o magnifico e ao mesmo tempo trágico Château de Versailles, ou como conhecemos em nossa língua, Palácio de Versalhes. 

Vista dos jardins de Versalhes - simplesmente magnifico!


    Localizado nos subúrbios de Paris, foi o lar dos monarcas franceses desde Luís XIV até o fatídico Luís XVI, que foi decapitado junto com sua esposa Maria Antonieta durante a revolução francesa, um evento sangrento na história da humanidade, que no entanto foram onde nasceram ideais necessários para todos.

    Porém não é sobre uma aula de história a respeito da Revolução Francesa que escrevo hoje. Deixando os eventos sombrios dos quais este prédio fez parte, sua criação tinha como propósito se tornar um lugar mágico, e sua beleza ainda reúne multidões de visitantes interessados em aprender sua história e em contempla-lo como monumento que é.

    As maravilhas do interior do castelo ficaram para a próxima, hoje, vou tramporta-los para os jardins de Versalhes: 


Clique e continue:




    Projetados por André Le Nôtre, os jardins são amplos, simétricos, cheios de canais e fontes.



    Essa parte do palácio era uma das de domínio exclusivo da rainha Maria Antonieta, a qual possuía um palacete nesta área, o Petit Trianon. Era ali onde ela realmente morava e podia ter sua paz e privacidade.


    Mas o Petit Trianon não foi feito para Maria Antonieta. O rei Luis XV (avô de Luis XVI) foi quem ordenou a construção para sua amada concubina Madame de Pompadour, que mesmo não sendo sua esposa era praticamente uma rainha. 


Petit Trianon



    A simetria impressiona, e a sensação de amplitude do lugar. Tudo era resplandecente na corte do Rei-Sol, e o paisagista projetou bem seu jardim para tirar o máximo de proveito da claridade diurna, e mesmo em dias nublados com na foto a cima.



    As fontes e canais são abastecidos graças a um grande trabalho de engenharia hidráulica que puxa a água do Sena.

Machine de Marly, a bomba d'água responsável por alimentar Versalhes


    Muitos filmes mostram cenas desse castelo, e muitos palácios se inspiraram nele.

Cena do filme Maria Antonieta



Cena do filme Versalhes - o sonho de um rei




O Grand Canal de Versalhes é tão fundo que dá para navegar nesses barquinhos


Linda vista primaveril


O efeito dourado do sol sob as flores e esculturas







Por enquanto é só. Até a próxima em outra matéria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário